Graças a esse desejo por dinheiro e poder imperialista, as industrias se alastraram por todos os lados buscando matéria prima para produzir mais e mais, se viciando cada vez mais nesse acumulo de capital desnecessário. Com essa corrida por matéria prima os camponeses foram expulsos dos campos e condenados a vagar sem rumo atras de trabalho e moradia. Assim esses imigrantes são atraídos as América para “fazer a América”. Esses vão para os campos para a produção de café, açúcar e cacau e grande parte para as industrias. Nessa época o crescimento da metrópole e absurdo. Esse conjunto de fatores levam ao investimento nos esportes que dão ao ser humano um preparamento físico para um ritmo físico mais acelerado. Nessa época o homem já não controlava mais a maquina, ele e condicionado a ela. Todo esse ritmo acelerado influenciou, não só o esporte mais também as musicas e suas coreografias que podem ser facilmente relacionadas aos esportes praticados na época.
O treinamento físico começava cedo. Crianças eram estimuladas a praticar esportes, assim desenvolveriam mais cedo e seriam mais aguçados seus reflexos e seu condicionamento seria melhor. As crianças e o resto da sociedade criaram um pensamento acreditando que aqueles que se esforçam ao máximo passando do seu limite físico fazem um espetáculo, e assim recebem um prestigio de todos e o direito de receber um salário altíssimo. As crianças agora fazem deste seu objetivo de vida. Agora os jogadores de futebol, principalmente, são ícones “Os reis são os heróis máximos do esporte e do pop.” essa frase de Nicolau Sevcenko descreve perfeitamente como os atletas eram vistos nessa época.
Como se teve uma grande quantidade migração para as metrópoles os cidadãos das mesmas não tinham uma identidade. O futebol ajudou a acabar com isso, pois as pessoas esqueciam das diferenças raciais, sociais etc. na hora que vestiam a camisa de seus times. Além disso as pessoas tinham facilidade de se identificar com os jogadores já que o porte físico deles não era nada extraordinário. Assim, possibilitava qualquer um de jogar. As várzeas dos rios sempre foi o lugar predileto dos jogadores amadores de fim de semana. Ali também se cultivava o sonho glorioso dos jovens que queriam um dia se tornar grandes jogadores representando o seu time de coração e talvez ate sua pátria. De acordo com Nicolau o jogo de futebol não e jogo de verdade sem a torcida. Enquanto o jogador necessita de grande esforço físico e controle nervoso o torcedor descarrega o seu nervoso com um grande controle físico. Isso traz um equilíbrio perfeito no estádio entre jogadores e torcedores, aumentando ainda mais a conexão entre ambos. Essa paixão pelo futebol se tornou tão grande que quando o Brasil ganhou a copa sul-americana em 1920 a celebração durou uma semana inteira.
A partir de Washington Luis que o governo começou a usar essa paixão nacional em seu beneficio. Então finalmente o Brasil tinha conquistado sua identidade. A partir de então o nacionalismo brasileiro veio a ser representado, ou melhor apenas manifestado em copas do mudo e no carnaval. Nicolau nos afirma que devido a rápida popularização do futebol no Brasil serviu como grande ameaça aos avanços das idéias democráticas no pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário